UOL

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O BUDISMO


Ao contrário do que muita gente pensa, o budismo nasceu na Índia, terra do…hinduísmo. Seu fundador se chamava Sidarta Gautama, conhecido como Buda. Na verdade, Buda não é um nome, mas um título.

Buda pregou sua doutrina na Índia durante 45 anos. Só mais tarde o budismo chegaria a China, Japão, Tailândia e outros países da Ásia.

O budismo é uma das religiões com mais adeptos no mundo, mas atrás do cristianismo, islamismo e hinduísmo.

Politeístas e monoteístas podem estranhar, mas o budismo é uma religião sem deuses.

Os budistas pregam que o ser humano está condenado a reencarnar sucessivamente e passar pelas dores e sofrimentos do mundo material. O que ela faz durante a vida pode refletir na outra vida e assim sucessivamente. É o chamado carma.

O budismo tem algumas semelhanças com o hinduísmo. Uma delas é justamente a crença na reencarnação. Os budistas pregam que os maus podem voltar para a Terra na aparência de um vegetal ou animal inferior. Já os bons, retornam melhores, em escalas mais elevadas da evolução.

Acredita-se que Buda nasceu 547 vezes antes de atingir a chamada iluminação.

Outros princípios que unem hinduísmo e budismo são a humildade e os votos de pobreza. Na concepção do budismo, os bens materiais e os prazeres da carne podem afastar o ser humano do caminho da iluminação.

O Dalai Lama é o líder do budismo tibetato, praticado no Tibete, região que atualmente faz parte da China. Dalai Lama significa Caminho de Sabedoria.

Existe uma simpatia (por sinal, muito difundida no Brasil) que é mais ou menos assim: ponha a imagem de Buda - ou de uma divindade budista - em um pires e de costas para a porta. Deposite algumas moedas no pires e aguarde o Buda atrair a boa sorte e a fortuna.

O budismo influenciou fortemente diversos pensadores, principalmente o alemão Arthur Schopenhauer. Foi Schopenhauer, aliás, quem introduziou o budismo no pensamento filosófico Ocidental.

Entre as personalidades budistas estão Cláudia Raia, Edson Celulari, Oliver Stone, Richard Gere e Tina Turner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário