UOL

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Budismo no Brasil


Budismo no Brasil tem características singulares. O país abriga a maior colônia estrangeira de japoneses e descendentes, e essa comunidade nipônica trouxe consigo uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas, em distribuição significativamente diferente da que existe no Japão. No entanto o budismo não é tão difundido entre descendentes de japoneses no Brasil que em sua maioria são católicos. As escolas ligadas à Nitiren alcançaram enorme difusão, principalmente por ter como objetivo proporcionar o budismo para todas pessoas, sem restrições, como o: Budismo Primordial HBS (Honmon Butsuryu-Shu) e inclusive a Soka Gakkai. O Budismo tradicional é representado principalmente pelas escolas tibetanas, pelo Soto ZenTheravada e pelo Budismo Terra Pura. Não se pode deixar de mencionar também a enorme presença do Budismo Tibetano através de inúmeros centros das tradicionais escolas do Vajrayana.
Há uma tendência popular a identificar influência budista em movimentos como a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica e a Seicho-No-Ie. Essa impressão é equivocada - na verdade o que ocorre é que as escolas japonesas do Budismo adquiriram características do xintô, da mesma forma que essas três religiões originadas no Japão.
O primeiro Templo de Padmasambava, construído da forma tradicional no Ocidente, foi erguido no Khadro Ling em Três Coroas, Brasil, porChagdud Tulku Rinpoche. Este prédio é uma réplica do Templo de Guru Rinpoche, o mestre que levou o budismo Vajrayana ao Tibete no século oitavo.
Há bastante atividade na Internet entre budistas brasileiros, com sites listas de discussões, e comunidades do Orkut dedicadas a esclarecer assuntos sobre o Darma e suas práticas.
Segundo o IBGE há no Brasil cerca de 200 mil praticantes do budismo - em 1991: 236.408 budistas, em 2000 214.873 budistas no país (- 9.1%) Fonte: Usarski, Frank: O dharma verde-amarelo mal-sucedido - um esboço da acanhada situação do Budismo, Estudos avançados vol.18 no.52 São Paulo Dec. 2004 (online: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário